Impactos ambientais do programa MSC — Marine Stewardship Council
Ferramentas Pessoais
Entrar
Você está aqui: Entrada Impactos MSC Impactos ambientais do programa MSC

Impactos ambientais do programa MSC

O Marine Stewardship Council publicou o primeiro estudo para examinar o desempenho das pescarias ao longo de todo o processo de avaliação: Pesquisando os Impactos Ambientais do Programa de Certificação MSC. (em inglês)

A pesquisa, realizada por consultorias de peritos de ciências marinhas MRAG Ltd, Poseidon Ltd e Meridian Prime Ltd é baseada em oito indicadores de desempenho que o processo de avaliação MSC regularmente mede e monitora: as condições dos estoques de peixes, pontos de referência da população, recuperação do estoque, espécies mantidas, as capturas acessórias das espécies, ameaçadas de extinção, espécies ameaçadas e protegidas (ETP), habitats e ecossistemas.

Gráfico em inglês:

Mrag graph

Pescarias certificadas mostram melhorias que proporcionam benefícios ambientais

O estudo mostra que, cinco anos pós-certificação, mais de 90% dos indicadores de desempenho medidos atingiram maior pontuação. O relatório é o resultado de dois anos de pesquisas, iniciadas em 2009, o que demonstra a positiva mudança global ambiental que o MSC tem ajudado a facilitar. Isto inclui:

  • Melhoria de gestão dos estoques de peixes
  • Redução da captura acessória das espécies
  • Redução da captura acessória de aves
  • Redução de tempo das redes de arrasto
  • Expansão das áreas de proteção ambiental
  • Maior segurança à respeito dos impactos ambientais, entre pescadores

 

Chris Zimmerman

 “ A presença de uma ligação estatisticamente robusta entre as mudanças na pontuação e o recurso subjacente é um resultado crucial. Ela confirma que o padrão está ligado aos principais indicadores de desempenho ambientais e capaz de diferenciar pescarias. Um sistema de medição transparente - onde mudanças de pontuação significa mudanças de recursos - envia uma garantia clara para a cadeia de abastecimento confirmando que as pescarias MSC certificadas estão funcionando de acordo com o prometido. "

Chris Zimmermann, Presidente do Conselho Técnico Consultivo MSC

Faça o download do relatório e estudos de casos

Baixe o relatório " Os benefícios ambientais resultantes de certificação diante dos Princípios & Critérios MSC para Pesca Sustentável" abaixo na íntegra, bem como o resumo executivo e estudos de casos específicos de pescarias.

Resumo Executivo

Baixe o resumo executivo do relatório (PDF, 590kb) - em inglês

Relatório completo

Baixe o relatório completo (PDF, 2.5mb) - em inglês

Estudos de casos de pescarias

Leia estudos de casos de pescarias em todo o mundo que foram incluídas neste estudo. (em inglês)

Acções do Documento