Nossa solução — Marine Stewardship Council
Ferramentas Pessoais
Entrar
Você está aqui: Entrada Oceanos saudáveis Nossa solução

Nossa solução

A criação do MSC em 1997 foi o resultado da junção de duas organizações, WWF e Unilever, querendo resolver a questão da sustentabilidade de frutos do mar. Juntas elas fundaram o MSC.

A solução MSC tem 3 partes:

  • Reconhecer e recompensar pescarias que pescam sustentavelmente.
  • Trabalhar com a pesca e parceiros para construir um mercado para frutos do mar sustentável.

Dar aos compradores e consumidores um jeito fácil de encontrar frutos do mar provenientes de uma pescaria sustentável - o rótulo ecológico azul do MSC.

Veja a solução MSC em ação

Descubra como tem funcionado para todas as pescarias certificadas em nossos primeiros 10 anos.

Líderes da indústria de frutos do mar e os varejistas saudaram o estabelecimento do padrão MSC e já estão participando - hoje existem mais de 100 pescarias que estão voluntariamente inseridas no programa MSC, milhões de toneladas de frutos do mar sustentáveis MSC certificados são capturados anualmente, e os compradores em todo o mundo estão escolhendo frutos do mar MSC rotulados.

Fisher with net


O programa de certificaçãomais robusto, eficaz e acessível

A certificação de pescarias MSC estão abertas a todas as pescarias de captura selvagem - qualquer que seja o tamanho, tipo e localização. O programa MSC não inclui peixes de cativeiro, motivo pelo qual nosso rótulo ecológico só é exibido em peixes de captura selvagem.

Pescarias certificadas através do programa MSC tem recebido ótimos comprimentos por mostrarem que elas atendem ao padrão ambiental MSC para pesca sustentável (em inglês). O padrão é baseado em três princípios fundamentais:

  1. Sustentabilidade do estoque de peixes explorados
  2. Manutenção do ecossistema em que a pescaria depende
  3. Gestão eficaz e responsável

Para se tornarem MSC certificadas, as pescarias voluntariamente concordam em passar por uma indepentende avaliação de terceiros realizada por uma certificadora credenciada e uma equipe de especialistas independentes, cujo poderam fazer várias visitas às pescarias dependendo do tamanho e complexidade. A equipe se reúne e analisa os melhores dados científicos e os tornam disponíveis para qualquer pessoa que se registra um interessado (como agências governamentais, grupos de conservação e cientistas). Ao final do processo de consulta, a equipe verifica se a pescaria atingiu ou não os três princípios fundamentais do padrão MSC, consequentemente um relátorio será publicado neste site para que todos possam ler e até mesmo fazerem objeções antes que a equipe faça uma avaliação final e informe sobre a pesca.

Se a certificadora confirmar que a pescaría atende aos padrões ambientais MSC para uma pesca responsável, então aquela pescaria poderá utilizar o rótulo ecológico MSC em seus produtos.

Ensuring seafood traceability

Sabendo de onde provêm os nossos produtos

Podendo confiar que os frutos do mar que você está comendo realmente vêm de uma fonte sustentável é crucial para o programa MSC, razão pela qual nós temos uma segunda certificação MSC  para a rastreabilidade "do barco ao prato". Isto é chamado de padrão da Cadeia de Custódia MSC para rastreabilidade de frutos do mar (em inglês). Quando você compra frutos do mar que carregam o rótulo ecológico MSC, todas as empresas que tem lidado com o produto desde a pescaria até os varejistas ou restaurantes,  foram auditadas para garantirem que utilizam o rótulo ecológico MSC apenas em frutos do mar sustentáveis certificados em lojas de produtos MSC cerificados separadamente e mantém registros efetivos dos produtos MSC certificados.

No illegally caught fish in my dish!

Nenhum peixe capturado ilegalmente no meu prato!

Ao ligar frutos do mar vendidos em lojas e restaurantes a uma pescaria sustentável certificada, o componente do nosso programa da Cadeia de Custódia também ajuda a manter fora da cadeia de abastecimento e do seu prato o crescente problema da pesca ilegal de frutos do mar.

Look for the ecolabel

Procure pelo rótulo ecológico

As pessoas sempre perguntam "A pesca de atum é sustentável?" ou "Tudo bem em capturar o Salmão para consumi-lo?"

Nosso conselho, é não basear sua decisão de compra no tipo de peixe, por exemplo, algumas pescarias de bacalhau são bem administradas e outras não. Nós somos os primeiros em admitir que há um longo caminho a percorrer antes de cada pescaria ser avaliada e temos certeza que exitem muitas pescarias lá fora, que são bem geridas e responsáveis. Mas se você quiser ter certeza que está comprando peixe sustentável, o rótulo ecológico do MSC é a maneira mais simples de saber que esse peixe provem de uma pescaria que foi independentemente certificada como sustentável, atendendo aos mais rigorosos padrões hoje exigidos. Saiba qual Peixe comer (em inglês) e Onde comprar.

Acções do Documento