Skip to main content

 

Znajdziesz tutaj informacje o aktualnych działaniach MSC w Polsce. Zapraszamy także do śledzenia publikowanych przez nas informacji prasowych.

 

Seafood Futures Forum 2024

Seafood Futures Forum 2024

MSC zaprasza wszystkich interesariuszy do udziału w spotkaniu Seafood Futures Forum, które odbędzie się w środę 24 kwietnia w Barcelonie w godz. 9:00-10:00 podczas targów Seafood Expo Global. Możliwość uczestnictwa online.
Zespoły MSC z Polski, Szwecji, Danii i Finlandii łączą siły

Zespoły MSC z Polski, Szwecji, Danii i Finlandii łączą siły

Nowa struktura organizacyjna pozwoli lepiej sprostać wyzwaniom związanym ze zrównoważonym zarządzaniem zasobami Morza Bałtyckiego i Północnego oraz rosnącym potrzebom Partnerów MSC.
Rewizja Standardu Łańcucha Dostaw MSC

Rewizja Standardu Łańcucha Dostaw MSC

We wrześniu 2023 r. MSC rozpoczęło rewizję Standardu Łańcucha Dostaw MSC.

Ma ona zapewnić, że Standard ten odpowiada na zmiany rynkowe oraz postęp w najlepszych praktykach dotyczących identyfikowalności łańcucha dostaw, a także uwzględnia opinie i wnioski zgłoszone przez interesariuszy.

Zachęcamy do włączenia się w proces konsultacji, wypełniając ankietę dla interesariuszy!

MSC Awards Poland 2023

MSC Awards Poland 2023

Z okazji 10-lecia działaności MSC w Polsce przyznane zostały nagrody dla firm, organizacji, instytucji i osób, wyróżniających się szczególnym zaangażowaniem w rozwój Programu MSC oraz działania na rzecz zrównoważonego rybołówstwa.

No passado dia 29 de novembro de 2022, a equipa da Península Ibérica do Marine Stewardship Council (MSC) realizou em Lisboa o seu V Encontro anual Juntos Melhor. O evento presencial contou com a assistência de mais de 40 participantes, entre representantes nacionais de pescarias, empresas de retalho alimentar, associações da fileira do pescado, empresas de transformação do pescado, administração, governo, academia e organizações de defesa do consumidor.

O V encontro do MSC em Portugal coincidiu com o ano de celebração do 25º aniversário da organização. Laura Rodríguez, diretora do Programa MSC em Espanha e Portugal, deu as boas-vindas aos presentes e destacou este ano de extrema importância para o programa do MSC, onde mais de 600 pescarias estão envolvidas no programa e representam 19% das capturas mundiais de pescado. Acrescentou ainda que o programa do MSC está cada vez mais consolidado em Portugal, fruto do compromisso dos parceiros nacionais com a pesca sustentável.

Dando início à sessão de trabalhos, de forma interativa, os participantes foram convidados a expressar as suas perspetivas sobre a evolução do programa do MSC em Portugal. Para os próximos 12 meses, 79% acredita que a evolução dos produtos com o selo azul do MSC no país será superior e 21% indica que a evolução será similar ao exercício de 21/21 – em Portugal já é possível encontrar mais de 400 produtos com o selo azul do MSC.

Alberto Garazo, responsável de empresas MSC para a região ibérica, destacou os progressos do programa. A nível de pescarias, nos últimos anos, 2.087 melhorias ambientais foram introduzidas por pescarias com a certificação do MSC. Outro foco da organização é o trabalho e apoio dado a regiões e pescarias comprometidas com o seu caminho rumo à sustentabilidade. Através dos 19 projeto Pathway em curso em todo mundo, o MSC pretende criar um ecossistema participativo que promova diagnósticos e projetos de melhora com o objetivo de elevar o desempenho ambiental das pescarias, tendo como base o Padrão de Pesca do MSC. Foi ainda referido o projeto EMBARCA em Portugal, o mais recente projeto Pathway do MSC que se iniciará em 2023. Relativamente à evolução dos mercados e empresas, foi dado destaque aos mais de 20.000 produtos com o selo azul do MSC em todo o mundo. O selo azul tem também ampliado a sua presença em Portugal, com um crescimento de 51% em volume comercializado, 65 empresas certificadas com a Cadeia de Custódia do MSC e 206 estabelecimentos certificados.

A empresa de retalho alimentar, Lidl Portugal é líder na comercialização de produtos de pescado com o selo azul em Portugal. Isa Cardoso, CSR Purchasing Manager no Lidl Portugal, apresentou os compromissos com a sustentabilidade do grupo, mais conhecida pelo consumidor sob o mote “mais para si”. O grupo com 27 anos de presença em Portugal, é já o terceiro retalhista com mais de 270 lojas. Isa referiu que o abastecimento e comercialização de produtos de pescado com a certificação MSC fazem parte da estratégia de sustentabilidade do pescado. O Lidl é desde 2016, o primeiro retalhista em Portugal a comercializar 100% de bacalhau com o selo azul MSC.

O mercado nacional tem apoiado inúmeras pescarias sustentáveis certificadas por todo o mundo. Muitas delas situam-se na região do Atlântico Norte e por ser uma região estratégica para o MSC o painel “Unindo pescarias MSC e mercados” tentou abordar a temática. Johan Frostrup, Commercial and Marketing Manager do MSC na Noruega apresentou a evolução do programa MSC na região do Atlântico Norte. São mais de 50 pescarias certificadas sob o Padrão de Pesca do MSC na Islândia, Ilhas Faroé, Gronelândia e Noruega. Os parceiros do MSC em Portugal têm compromissos destacáveis relativamente ao abastecimento de bacalhau-do-Atlântico. Segundo os dados partilhados pelo responsável da Noruega, 66% do bacalhau consumido em Portugal é da Noruega e 13,5% é capturado em águas islandesas. Atualmente mais de 705.000 toneladas desta espécie estão certificadas ao abrigo do programa do MSC. Em formato de mesa-redonda que contou com a participação de Adérito Santos do Departamento Importação da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão, Johan Frostrup e Isa Cardoso, foi possível debater os compromissos com a pesca sustentável certificada do bacalhau.

Para dar início à segunda sessão do encontro, Ernesto Jardim, MSC Fisheries Standard Director, apresentou a nova versão do Padrão de Pesca do MSC. Ao longo de cinco anos, o processo de revisão contou com 16 projetos técnicos, mais de 350 participantes, comentários de 275 organizações de 46 países, mais de 33 relatórios e análises especializados e mais 600 propostas enviadas pelas partes interessadas. Com o objetivo de elevar o desempenho das pescarias para questões-chave, Ernesto comenta que esta foi a revisão mais abrangente ao Padrão de Pesca do MSC, aproveitando para referir que a nova versão conta com componentes sólidos de sustentabilidade equilibrados com acessibilidade. O responsável refere ainda que o novo Padrão inclui uma nova definição e uma proteção acrescida das espécies em perigo, ameaçadas e protegidas. Atribui às pescarias uma maior responsabilidade para prevenir e reduzir o impacto das artes de pesca perdidas, conhecidas como «artes fantasma». Além disso, estabelece requisitos mais rigorosos para a eficácia ao nível do controlo e da vigilância durante as operações de pesca, particularmente em alto mar, e para os acordos internacionais sobre estratégias de captura a fim de salvaguardar os stocks partilhados.

Abrindo o painel “o consumidor e a sustentabilidade”, Marta Chouza, Responsável Marketing MSC Portugal e Espanha apresentou a segunda edição da iniciativa “Mar Para Sempre” do MSC em Portugal. Marta explica que a Semana Mar Para Sempre foi criada com o objetivo de sensibilizar os consumidores, a indústria da pesca e entidades públicas para a importância da adoção da pesca sustentável. A iniciativa contou com o apoio dos parceiros MSC, nomeadamente, Aldi, Lidl, Continente, Brasmar, Cofaco, Cofisa, A Poveira, Gelpeixe, Grupeixe, Iglo, Lugrade, Ramirez, Riberalves, Rui Costa e Sousa & Irmão, e Soguima. E com o apoio institucional de entidades como Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), BlueBio Alliance, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), DECO PROTESTE, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e UN Global Compact Network Portugal.

O ano de 2022 ficou também marcado a nível nacional pela criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, dinamizada pela maior organização de defensa do consumidor em Portugal, DECO PROTESTE. Rita Rodrigues, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da organização explica a iniciativa que tem como objetivo consciencializar os consumidores, marcas e restantes stakeholders para a importância dos comportamentos sustentáveis, evidenciando, de forma óbvia, o impacto negativo de determinadas práticas. Acrescentando ainda que para Portugal possa atingir metas importantes a nível europeu, é necessário sensibilizar cada indivíduo no seu contexto.

Este último painel contou ainda com uma mesa-redonda para debater as oportunidades, desafios, perspetivas e relações entre o consumidor nacional e a sustentabildiade. A mesa contou com a participação de Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director do Aldi Portugal, João Barbosa, Diretor Qualidade do Auchan Retail Portugal e Rita Rodrigues da DECO PROTESTE. Numa conversa dinâmica, foi referido a crescente exigência por mais informação por parte do consumidor relativamente aos produtos que compra, o posicionamento das marcas e parâmetros de sustentabilidade e como as políticas internas podem permitir progressos nestas matérias. Foi dado destaque à importância de educar e informar o consumidor e de promover um consumo responsável de pescada, sobretudo entre as camadas mais jovens.

Desde o MSC, gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes no V encontro Juntos Melhor. É uma enorme satirização presenciar o envolvimento das diversas entidades e empresas no movimento da pesca sustentável, fazendo com que estas jornadas sejam de ano para ano cada vez mais ricas e permitam o fortalecimento de um trabalho conjunto rumo a um objetivo comum – um mar para sempre. No MSC, estamos orgulhosos pelo que os nossos parceiros alcançaram nos últimos em Portugal e estamos determinados a desempenhar o nosso papel na resposta aos desafios futuros. O próximo ano prevê-se desafiante, mas também cheio de oportunidades, para o setor e consumidor. Portugal permanecerá a liderar o ranking de consumo de pescado na europa e o papel das empresas comprometidas com a sustentabilidade e com o aprovisionamento de pescado sustentável certificado é essencial, para que, mesmo em contextos socioeconómicos adversos, a sustentabilidade ambiental dos recursos pesqueiros possa ser reconhecida e preservada.

                                                                                                                      Rodrigo Sengo, MSC Portugal

Dowiedz się więcej

Informacje prasowe

Informacje prasowe

Przeczytaj najnowsze informacje prasowe opublikowane przez MSC.

Prawdziwe historie

Prawdziwe historie

Najlepszy sposób, żeby zrozumieć jak działa Program MSC to oddanie głosu osobom, które są w niego zaangażowane.