LIDL Portugal com oferta de bacalhau sem peso o na consciência — Marine Stewardship Council
Ferramentas Pessoais
Entrar
Você está aqui: Entrada Notícias Notícias de Portugal LIDL Portugal com oferta de bacalhau sem peso o na consciência
Bacalhau Seco Tres Velas com Selo MSC

Bacalhau Seco Tres Velas com Selo MSC

LIDL Portugal com oferta de bacalhau sem peso o na consciência

2016-12-23

Portugal é o maior consumidor mundial de Bacalhau salgado, equivalendo a 20% da totalidade do pescado consumido no país. Os Portugueses são especialmente fãs de bacalhau no Natal, altura na qual se estima que o consumo seja na ordem das 25.000 toneladas. Porém, devido à pesca intensiva, e de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), existem várias populações de bacalhau em estado de sobre-exploração, pelo que o ICES (International Council for the Exploration of the Sea) tem recomendado cortes na captura de algumas populações.

Nesse sentido, o Lidl tornou-se no único supermercado em Portugal que garante cumulativamente a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, e produzida em Portugal, garantindo a cura tradicional portuguesa.

 A atribuição da certificação MSC pela organização não governamental com o mesmo nome à gama de bacalhau Três Velas, à venda em exclusivo no Lidl Portugal, surge no âmbito da política de responsabilidade social e ambiental da empresa. A marca contribui desta forma para o aumento da eficiência na utilização de recursos naturais e para a redução do impacto ambiental do seu negócio.

 Cod in Lidl Stores (Portugal)

A atribuição desta importante certificação respeita vários parâmetros que garantem que a totalidade do bacalhau comercializado advém de origens sustentáveis. São respeitados, assim, os mais elevados padrões internacionais de boas práticas da sustentabilidade e asseguramos uma exigente rastreabilidade desde o barco até ao prato, garante de um produto final de grande qualidade. O Lidl é atualmente um dos principais parceiros comerciais da MSC em todo o mundo e está na vanguarda da introdução da certificação MSC na região ibérica.

 Para o fornecimento de bacalhau certificado, o Lidl Portugal conta com a reconhecida empresa Portuguesa Riberalves, escolhida por ser líder nacional no setor e uma referência mundial na indústria e comercialização do bacalhau. Parceiros há sete anos, foi já este ano que, devido aos elevados padrões de qualidade Lidl, a fábrica se dotou da certificação de acordo com a norma IFS Food, que prima pela qualidade, segurança alimentar e satisfação dos clientes. O passo natural seguinte foi a escolha de matéria-prima certificada, fornecendo ao consumidor um produto sustentável de alta qualidade ao melhor preço.

 O Lidl Portugal e a Riberalves trabalham em conjunto tanto com bacalhau demolhado como seco, sendo que a produção da marca Três Velas representa atualmente cerca de 20% do volume total de bacalhau produzido pela empresa. O Lidl Portugal estende assim a sua aposta à produção nacional e o incentivo ao seu crescimento, tanto dentro como fora do país. De facto, o bacalhau Três Velas é exportado via Lidl Portugal para mercados como a Bélgica, Luxemburgo e Suíça, e esta certificação permitirá alargar a exportação para mais países com presença Lidl.

A parceria garante ao Lidl a liderança no mercado da venda de bacalhau demolhado e assegura que todo o bacalhau que comercializa é produzido exclusivamente em Portugal, preservando a cura tradicional portuguesa e mantendo a excelência dos seus produtos e a satisfação dos seus clientes, que são exigentes e habituais consumidores de bacalhau.

 De acordo com Bruno Pereira, Diretor-Geral de Compras do Lidl Portugal, “É nosso objetivo garantir o fornecimento de produtos da máxima qualidade e que respeitem o ambiente que nos rodeia. A atribuição de um selo MSC garante que fornecemos um produto sustentável, através de um fornecedor tradicionalmente Português, e que estamos em consonância com as diretivas europeias no sentido de investir numa pesca e num mundo melhor.”

De acordo com Laura Rodriguez, Diretora do Programa MSC em Espanha e Portugal, “O compromisso do Lidl Portugal em oferecer 100% de bacalhau com selo MSC é um marco muito importante: por um lado, as pescarias de bacalhau sustentáveis de todo o mundo recebem assim um reconhecimento do seu esforço no sentido de construir um futuro com mais peixe nos mares, e, por outro lado, é dada a oportunidade aos consumidores em Portugal de fazerem escolhas responsáveis no que toca ao seu peixe preferido. Damos os parabéns ao Lidl pelo seu apoio e pela sua visão a longo prazo.”

Sobre o Lidl & Cia. - Lojas Alimentares

O Lidl é uma cadeia de distribuição alimentar de origem alemã, cuja existência remonta aos anos 30. Está ativo em mais de 29 países e conta atualmente com cerca de 10 mil lojas em 26 países, com mais de 200.000 colaboradores. Há mais de 20 anos em Portugal, o Lidl tem atualmente 244 pontos de venda e 4 entrepostos e continua a apostar na remodelação das suas lojas a nível nacional procurando cumprir a nossa promessa de Mais para Si.

A responsabilidade social é uma área muito relevante para a empresa. Apenas nos últimos cinco anos o Lidl Portugal doou cerca de 8 milhões de euros.

Sobre a MSC

A Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização internacional sem fins lucrativos criada para ajudar a tornar o Mercado de produtos do mar sustentável. A MSC opera o único programa eco-etiquetagem para pescarias de captura selvagem em consonância com o Código de Boas Práticas de ISEAL para a Fixação de Standards Sociais e do Ambiente. Estas diretrizes baseiam-se no Código de Conduta da FAO (Food & Agriculture Organisation) para  a Pesca Responsável, e requerem que a certificação credível de pescarias e os esquemas de eco-etiquetagem incluam:

  • Avaliação da pescaria operada por terceiros, objetivamente e utilizando provas científicas;
  • Processo transparente que preveja a consulta das partes interessadas e procedimentos de objeção;
  • Standards baseados na sustentabilidade das espécies, nos seus ecossistemas e nas práticas de gestão.

Cerca de 400 pescarias participam do programa MSC, com 306 certificadas e 83 em avaliação. A nível global, mais de 22 mil produtos do mar, que podem ser rastreados até pescarias certificadas como sustentáveis, têm a eco-etiqueta azul da MSC. Para saber mais por favor consulte: http://www.msc.org/es

 

 

 

Acções do Documento