Skip to main content

 

Znajdziesz tutaj informacje o aktualnych działaniach MSC w Polsce. Zapraszamy także do śledzenia publikowanych przez nas informacji prasowych.

 

Seafood Futures Forum 2024

Seafood Futures Forum 2024

MSC zaprasza wszystkich interesariuszy do udziału w spotkaniu Seafood Futures Forum, które odbędzie się w środę 24 kwietnia w Barcelonie w godz. 9:00-10:00 podczas targów Seafood Expo Global. Możliwość uczestnictwa online.
Zespoły MSC z Polski, Szwecji, Danii i Finlandii łączą siły

Zespoły MSC z Polski, Szwecji, Danii i Finlandii łączą siły

Nowa struktura organizacyjna pozwoli lepiej sprostać wyzwaniom związanym ze zrównoważonym zarządzaniem zasobami Morza Bałtyckiego i Północnego oraz rosnącym potrzebom Partnerów MSC.
Rewizja Standardu Łańcucha Dostaw MSC

Rewizja Standardu Łańcucha Dostaw MSC

We wrześniu 2023 r. MSC rozpoczęło rewizję Standardu Łańcucha Dostaw MSC.

Ma ona zapewnić, że Standard ten odpowiada na zmiany rynkowe oraz postęp w najlepszych praktykach dotyczących identyfikowalności łańcucha dostaw, a także uwzględnia opinie i wnioski zgłoszone przez interesariuszy.

Zachęcamy do włączenia się w proces konsultacji, wypełniając ankietę dla interesariuszy!

MSC Awards Poland 2023

MSC Awards Poland 2023

Z okazji 10-lecia działaności MSC w Polsce przyznane zostały nagrody dla firm, organizacji, instytucji i osób, wyróżniających się szczególnym zaangażowaniem w rozwój Programu MSC oraz działania na rzecz zrównoważonego rybołówstwa.

Por José Luis Jáuregui

Têm sido, são e serão meses difíceis para todos. Fomos obrigados a estar confinados em casa à procura de novas perspetivas e métodos de trabalho. A pandemia afetou-nos a todos.

A incerteza bate a todas as portas e todos nós nos preparámos, da melhor forma possível, para enfrentar esta situação e ultrapassá-la.

A indústria da pesca do atum não tem sido exceção. Echebastar, uma empresa basca de pesca do atum, com sede em Bermeo e fundada em 1967, tem uma frota de 6 atuneiros e desde o início da sua atividade que promove a pesca sustentável, a utilização responsável dos produtos da pesca e o máximo respeito pelo ambiente.

A Echebastar é a única empresa nacional, entre poucas empresas internacionais, que produz atum ultracongelado de alta qualidade, a bordo dos seus navios congeladores, tradicionalmente concebidos para congelação em salmoura. O atum congelado em salmoura destina-se às fábricas de conservas. Este atum ultracongelado (-60 graus) destina-se à produção do seu conhecido Atum Alakrana.

Os laços familiares são um dos valores desta empresa, que desde Novembro de 2018 é certificada com o selo de pesca sustentável do MSC. José Luis Jáuregui dedicou a maior parte da sua vida ao atum; trabalha há mais de 30 anos em diferentes empresas do sector, e é originário de uma família onde os avós e bisavós, bem como muitos mais membros da sua família, foram pescadores. Também navegou como capitão de navios mercantes, petroleiros, frigoríficos, navios porta-contentores... uma vida para e pela sustentabilidade do mar e dos oceanos.

Nos últimos anos, juntou-se à Echebastar; conta com mais de 18 anos como gestor de vendas e frota e colabora em questões relacionadas com a sustentabilidade, boas práticas no sector das pescas e estabelecimento de relações com outras ONG, na sequência da certificação.

A aprendizagem tem sido o leitmotiv da epidemia que tem feito os títulos principais nos principais meios de comunicação social. O COVID-19 mudou a forma como todos trabalham. Os tempos a bordo do navio não são fáceis. É muito difícil rodar as tripulações, efetuar corretamente as substituições da tripulação, pois os voos comerciais das companhias aéreas internacionais foram cancelados. Toda a frota de Echebastar está nas Seychelles, e ainda não há voos regulares... As tripulações não puderam regressar a casa após os seus períodos de embarque e não tiveram outra escolha senão continuar a bordo, aguardando até que a companhia obtenha as licenças necessárias para alugar aviões e efetuar as substituições da forma mais favorável para todos.

O lado humano

Seis cercadores e duas embarcações auxiliares trabalham com muitas pessoas que se encontram a bordo há mais de quatro meses, sem poderem abandonar o navio para salvaguardar a sua própria saúde. Mais de 180 pessoas têm lutado todos os dias para seguirem em frente. É um orgulho para a Echebastar apresentar a sua equipa de marinheiros, como também a todo o pessoal envolvido com a empresa, agradecendo a todos, sem exceção, pela sua atitude. A tripulação dos navios é constituída por trabalhadores de muitos lugares e países. De diferentes partes de Espanha, desde o norte, sul e o leste, como também trabalhadores de outros países tais como o Senegal, Costa do Marfim, Quénia, Indonésia, Madagáscar, Seychelles, etc.

O lado profissional

Com o início da pandemia, a febre pelo açambarcamento de alimentos não perecíveis, tais como produtos enlatados, e outros itens básicos de lojas e supermercados foi evidente, afetando a empresa e a oferta disponível. Uma vez que ninguém podia pescar mais do que era permitido e os produtores de conservas trabalharam o mais arduamente possível para satisfazer o aumento da procura. Agora, com o regresso à normalidade, a procura de conservas de atum continua, mas voltou ao seu estado habitual.

O futuro

Será que a pesca certificada e sustentável se tornará mais importante para os consumidores? Para Echebastar a resposta é clara: a pesca sustentável está acima de toda esta nova situação. A procura de atum sustentável continua a aumentar, como elemento indispensável para saladas e sandes, em bares, restaurantes e supermercados.

O COVID-19 irá mudar o nosso comportamento, a nossa vida social será também afetada de alguma forma, e teremos de ser cuidadosos na forma como nos relacionamos. Nos próximos meses e anos serão descobertos medicamentos importantes que irão aliviar esta situação sanitária. Teremos de mudar muito o nosso estilo de vida, mas a importância do atum no mundo não irá mudar.

Dowiedz się więcej

Informacje prasowe

Informacje prasowe

Przeczytaj najnowsze informacje prasowe opublikowane przez MSC.

Prawdziwe historie

Prawdziwe historie

Najlepszy sposób, żeby zrozumieć jak działa Program MSC to oddanie głosu osobom, które są w niego zaangażowane.